sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

As Minhas Melhores Leituras de 2010


1. Hilary Mantel - Wolf Hall
2. José Luís Peixoto - Livro
3. Saul Bellow - As Aventuras de Augie March
4. Jø Nesbo - Vingança a Sangue-Frio
5. José Rodrigues dos Santos - O Anjo Branco
6. Fiódor Dostoievski - Crime e Castigo
7. Orhan Pamuk - Museu da Inocência
8. J. M. Coetzee - Verão
9. William Faulkner - O Som e a Fúria
10. Jaroslav Hasek - O Valente Soldado Chveik
11. Kiran Desai - A Herança do Vazio
12. Yasunari Kawabata - Kyoto

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Cinema do Mundo


Ultimamente a minha preferência cinematográfica vai para filmes oriundos de culturas bem diferentes da norte-americana e dos seus blockbusters. A lista que apresento a seguir mostra o que de melhor se vai fazendo por esse mundo fora, proporcionando-nos viagens espantosas com histórias inesquecíveis…


1 - Mother (Bakjwi - Mãe), de Bong Joon-ho - Coreia do Sul: relata o drama de uma viúva que dedica a vida ao seu único filho, que apesar dos seus 28 anos, é totalmente dependente dela, por ter um ligeiro atraso mental. Impressionante a determinação desta mulher em provar a inocência do filho, apesar da sua condenação parecer inevitável. Argumento engenhoso, realização e interpretações notáveis.

2 - Vincere (Vencer), de Marco Bellocchio - Itália: história triste, da mulher renegada pelo ditador Benito Mussolini, e que não consta da sua biografia oficial. Inicialmente Ida Dalser acreditou e apostou tudo o que tinha nesse homem mas acabou por ser ignorada, torturada e levada para um manicómio, longe do filho. No entanto, Vincere também não deixa de ser um filme sobre o presente (olá, Berlusconi)…

3 - Millennium I - Man Som Hatar Kvinnor (Homens Que Odeiam As Mulheres), de Niels Arden Oplev - Suécia: baseia-se na trilogia Millennium do autor sueco Stieg Larsson, publicada após a sua morte em 2004 e faz lembrar Hitchcock. O enredo fascina desde o início, o suspense é constante e Noomi Rapace no papel de Lisbeth Salander deslumbra, fazendo esquecer o também excelente Michael Nyqvst.

4 - De Usynlige (Troubled Water - Águas Agitadas), de Erik Poppe - Noruega: devido a uma brincadeira que acaba de forma trágica com a morte de uma criança, Jan Thomas cumpre uma pena de prisão. Apesar de tudo, negou o crime até ao fim e esperava poder deixar o passado para trás ao conseguir emprego como organista numa igreja em Oslo. Lá, acaba por se envolver com a pastora Anna, e cria laços afectivos com Jens, o filho dela. Um dia, a igreja recebe a visita da professora Agnes e dos seus alunos. Observando o talentoso organista, Agnes reconhece em Jan o suposto assassino do seu filho. Uma história dramática sobre culpa, redenção e segundas oportunidades.

5 - El Secreto De Sus Ojos (The Secret In Their Eyes - O Segredo Dos Seus Olhos), de Juan José Campanella - Argentina: aborda o sistema judicial, as leis e a corrupção com bastante drama e romance. Elenco notável e realização soberba. O final é surpreendente. Assim vale a pena ver cinema.

6 - Celda 211 (Cela 211), de Daniel Monzón - Espanha: Juan, funcionário de uma prisão, apresenta-se ao serviço na nova prisão e quando ainda estava a conhecer o local sofre um acidente pouco antes do início de um motim no sector dos presos mais temidos e perigosos. Os seus colegas de trabalho só conseguem salvar as suas próprias vidas e abandonam Juan, desmaiado, à própria sorte na Cela 211. Ao despertar, Juan compreende a situação e tenta-se passar por um preso a mais entre os amotinados. A partir deste momento, Juan vai ter que jogar com astúcia, mentir e arriscar, sem saber o que o destino lhe tem reservado.

7 - Amintiri Din Epoca De Aur (Tales From The Golden Age – Histórias da Idade de Ouro), de vários realizadores romenos - Roménia: retrato da Roménia comunista de Ceausescu dos anos 80, onde a sobrevivência prevalecia em relação aos princípios, com situações surpreendentes, cómicas e por vezes bizarras, como dois jovens a burlar cidadãos, com o objectivo de obter garrafas de vidro vazias para depois as vender; um motorista de um galinheiro que rouba ovos ou um carrossel que não pára durante uma visita oficial de um alto membro do partido.

8 – Partir, de Catherine Corsini – França: é um drama sobre adultério com ênfase no poder da paixão. A mulher adúltera é a belíssima Kristin Scott Thomas, que interpreta Suzanne, uma mulher casada com um médico e com dois filhos adolescentes mas cansada com que a vida que leva e que, após conhecer Ivan, o responsável pelas obras na sua casa, debate-se com o dilema família ou amor, proporcionando um final imprevisível.

9 - The Stoning Of Soraya M., de Cyrus Nowrasteh - Irão: história assustadora para a qual é necessário estar psicologicamente preparado. Baseia-se em factos verídicos e conta a história da iraniana Soraya M. por um jornalista franco-iraniano. Os últimos trinta minutos, momento em que se efectiva o apedrejamento, são de uma violência quase insuportável. Interpretações a destacar: Shohreh Aghdashloo (vista recentemente na 4ª temporada da série 24) e Jim Caviezel (The Passion Of Christ). Recentemente, e também na vida real tem sido muito divulgada na comunicação social um caso semelhante ao de Soraia M. e que ainda não está concluído. Neste caso, a mulher iraniana condenada chama-se Sakineh Ashtiani.

10 - La Teta Asustada (The Milk Of Sorrow – A Teta Assustada), de Cláudia Llosa – Peru: drama forte, curioso, realista e denso. Fausta tem "a Teta Assustada", uma doença que é transmitida pelo leite materno das mulheres que foram violadas ou maltratadas durante a guerra do terrorismo no Peru. A guerra acabou, mas Fausta vive para recordá-la porque "a doença do medo" lhe roubou a alma. A súbita morte da sua mãe vai obrigá-la a enfrentar os seus medos e o segredo que oculta no seu interior: ela introduziu uma batata na vagina, como escudo, como um protector, e acredita que assim ninguém se atreverá a tocá-la.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Os Melhores Discos do Ano 2010


Com o fim do ano não muito longe do horizonte, já é possível destacar os discos que se evidenciaram e que ainda não pararam de rodar:

1. The National – High Violet
2. Arcade FireThe Suburbs
3. The Drums – The Drums
4. Karen ElsonThe Ghost Who Walks
5. Broken BellsBroken Bells
6. Beach HouseTeen House
7. Vampire Weekend – Contra
8. Caribou – Swim
9. LCD Soundsystem – This Is Happening
10. Isobel Campbell & Mark Lanegan - Hawk
11. The Books - The Way Out
12. Stars - The Five Ghosts

E as canções mais viciantes:

1. Hurts - Better Than Love
2. The Drums - Forever And Ever Amen
3. Florence & The Machine - You’ve Got The Love
4. Marc Ronson & The Business INTL - Bang Bang Bang
5. Scissor Sisters - Fire With Fire
6. The Courteeners - You Overdid It Doll
7. 30 Seconds To Mars - Kings And Queens
8. Delphic - Counterpoint
9. We Are Scientists - Nice Guys
10. Funeral Party - NYC Moves To The Sound Of LA
11. Sub Focus (Ft Coco) - Splash
12. Hot Chip - I Feel Better