sexta-feira, 22 de julho de 2011

Premiere, Empire, Total Film


A revista Premiere viu o seu monopólio terminar nos passados meses de Abril e Maio com a entrada no mercado português das revistas Total Film e Empire, respectivamente. Para os cinéfilos, apaixonados pelo cinema, que o vivem, que o discutem, que o coleccionam, que o defendem e que querem mais conhecimento é uma enorme satisfação.

A ex-monopolista Premiere, com mais de dez anos de idade em Portugal, parecia demasiado acomodada com a sua posição e não se poderia considerar um excelente guia de cinema mensal, além de que não primava pela inovação. Felizmente as duas últimas edições já melhoraram significativamente…

Em relação às duas estreias no mercado, ambas oferecem linguagem simples e directa, mas ao mesmo tempo rigorosa e mais completa e exaustiva que a Premiere.

A minha preferida: Empire.

Principais problemas: ambas se baseiam demasiado nas versões originais, com meras traduções para português da maior parte dos artigos e sem qualquer adaptação à nossa realidade (e ao nosso humor…). Além disso, será que existe mercado para as três revistas? As tiragens mensais passaram de 17 000 exemplares para cerca de 60 000 exemplares!!! Esperemos que sim e por muito tempo.

Sem comentários: