segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Míseros profs...

A actividade docente é cada vez mais uma actividade de risco e pouco atractiva, transformada num pesadelo: aturar alunos malcriados; mudança constante de escola; divisão, pouco clara, da classe em professores titulares e não titulares, minando o seu status profissional; contratos de trabalho fragilizados; aulas de “substituição” que não o são realmente; avaliação do desempenho surrealista; quase obrigatoriedade de passar os alunos, em prol das estatísticas; impossibilidade de inovar porque o Estado pretende regulamentar tudo o que se passa na sala de aula; desconfiança constante por parte dos elementos do Ministério da Educação; etc.

Na minha área disciplinar, Contabilidade e Administração, cometeu-se a proeza de a associar à área de Economia, o que possibilitou a professores desta área, muitos dos quais com formação em Direito, a leccionação de Contabilidade! O mesmo ocorreu noutras áreas e tudo devido à sovinice dos responsáveis pela educação em Portugal.

Além disso, a actividade docente deixou de ter como principal finalidade ensinar, que foi o que me levou ao ensino. Hoje um professor tem, sobretudo, de fazer relatórios, de elaborar e estudar projectos e desempenhar “cargos”. Enfim, quase tudo menos dar aulas…

1 comentário:

Anónimo disse...

Não digas isso, há quem dê aulas, e muitas aulas, quem tenha 7 e 10 turmas, e mais: CARGOS.
Há muita gente que trabalha muito nas escolas, olha nem tempo tem para andar no ténis, como tu!!

Tens sorte!!