quarta-feira, 16 de junho de 2021

Wolf Alice – Blue Weekend (2021)


Desde 2015 que os Wolf Alice têm merecido a minha atenção quando editaram o aclamado álbum My Love is Cool, confirmada dois anos depois com Visions of a Life, onde a banda mistura elementos do indie rock com músicas mais introspetivas e calmas, com faixas mais pesadas e cheias de energia.

Depois de quatro silenciosos anos, acabam de regressar às edições com o ambicioso, potente e excelente Blue Weekend que promete tornar-se épico. O álbum move-se em terrenos familiares, algures entre o rock de feição mais clássica, misturado com elementos shoegaze, riffs de guitarra que, muitas vezes, remetem para o grunge do início dos anos 90, aqui e ali, um pouco de psicadelismo à mistura e uma incorporação bastante acentuada, em certos momentos, de elementos eletrónicos. As letras são reflexivas, discutem como relacionamentos começam e terminam e abordam a pandemia e as crises intermináveis que estamos a viver.


“The Last Man On Earth”, primeiro single do álbum, tem tudo para ser apenas uma balada, vai-se lenta e subtilmente metamorfoseando noutra coisa graças ao cunho pessoal dos Wolf Alice. Se a primeira parte da canção nos dá a voz crua de Ellie Rowsell, em solitária conversa com o piano, enfatizando-se cada palavra proferida, a ponte assinala uma viragem inesperada, introduzindo uma mescla de coros épicos e guitarras psicadélicas da década de 60.

Seja cinema ou sonho (“Lipstick On The Glass” e “Feeling Myself”), dream pop (“Delicious Things” e “No Hard Feeling”) ou riffs distorcidos (“The Beach”), punk (“Play The Greatest Hits” e “Smile”), folk (“Safe From Heartbreak – If You Never Fall In Love”) ou anos 80 (“How Can I Make It OK?”), Blue Weekend soa como um disco de consolidação, com arranjos impecáveis em cada música e que em apenas 40 minutos mostra uma das joias da música inglesa de 2021.

Os Wolf Alice acabam de anunciar a Tour Europeia com passagem por Lisboa a 3 de março de 2022. Os bilhetes já estão à venda...

Wolf Alice Mixtape:

Sem comentários: