quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Steve (2025), de Tim Mielants

 



Este filme, baseado no romance "Shy" de Romance Porter, passa-se em meados da década de 1990 e foca-se num período de 24 horas caóticas na vida de Steve (interpretado por Cillian Murphy), o diretor de Stanton Wood Manor, um colégio interno de reabilitação para rapazes com dificuldades comportamentais, com sérios problemas de integração familiar e social.

Steve é um homem exausto e profundamente comprometido, mas que luta com os seus próprios problemas de saúde mental e abuso de substâncias (álcool e analgésicos) e que se sente culpado por um acidente de viação fatal no passado.

O dia a dia da escola é um pesadelo de conflitos físicos e verbais que se alimentam uns aos outros, obrigando o corpo docente, castigado por um cada vez menor apoio estatal, a desesperadas tarefas de apaziguamento. A situação complica-se com a presença de uma equipa de televisão que se limita a procurar imagens que garantam a reprodução de clichés previamente assumidos.

A trama aprofunda-se no relacionamento entre Steve e Shy (Jay Lycurgo), um adolescente problemático que é o centro emocional do filme. A dor de Shy é ampliada quando a sua mãe o rejeita, levando-o a um colapso que espelha as lutas internas de Steve. O filme, retrato cru e realista sobre o custo emocional de tentar cuidar dos vulneráveis e da falência dos sistemas institucionais, explora como professor e aluno, ambos emocionalmente à beira do abismo, procuram uma razão para continuar a lutar.

Sem comentários: