domingo, 14 de outubro de 2007

Control

Estou ansioso pela chegada do dia 15 de Novembro. É nesse dia a estreia do filme Control, um bio-pic sobre o mítico vocalista dos Joy Division, Ian Curtis e a sua vida angustiada, que atingiu o ponto culminante com o suicídio por enforcamento. Aliciantes do filme: pelas fotos que já vi, o actor principal Sam Riley é extremamente parecido com Ian Curtis; a crítica internacional não se fartou de o aplaudir (o que pode até nem ser bom indicador) e existem novas versões de alguns temas que prometem (por exemplo, de David Bowie, Iggy Pop e The Killers).

Os Joy Division foram “apenas” a banda que me fizeram despertar para o mundo da música. Foi no início dos anos 80, que os álbuns Closer e Unknown Pleasures, foram quase os únicos a rodar no gira-discos e no gravador de cassetes. Anteriormente, e por influência do meu irmão ouvia essencialmente rock sinfónico dos anos 70.

Mesmo actualmente quando ouço temas como Atmosphere, She’s Lost Control e Love Will Tear Us Apart (a melhor canção alguma vez feita) apesar de traduzirem um abatimento profundo de tristeza, nunca me deixam indiferente. Para combater a nostalgia, uma alternativa é ouvir os nova-iorquinos Interpol, principalmente o seu primeiro disco de 2002, Turn On The Bright Lights. Para mim são os “novos” Joy Division, tal é a semelhança no som e imagem. Apenas parecem diferenciar-se na saúde e estabilidade mental do vocalista.

Este estado de impaciência é semelhante aquando da estreia do filme-documentário 24 Hours Party People, de Michael Winterbottom, no ano 2000, que recorda os Joy Division mas também aborda toda a cena de Manchester (New Order, Happy Mondays) e a ascensão e queda da Factory Records de Tony Wilson (que nos deixou no passado dia 10 de Agosto), dos anos 80 até meados de 90, com momentos visuais únicos. A banda sonora é imperdível.

Sem comentários: